sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Artigo Sobre Custos Pós e Pré operatório da cirurgia Bariátrica

Amigos, ano passado, comecei a trabalhar em um banco de dados interessante com informações de pacientes operados em cirurgia bariátrica pela UNIMED-BH, uma rede bem grande de pacientes. Esse banco deriva da tese de dissertação da amiga Silvana B. Kelles. E sua tese derivou em dois principais artigos, um aprovado na revista médica especializada, a Obesity Surgery (em 2009) e outra versão no São Paulo Medical Journal, que ainda será publicado.

Essa versão do artigo do SPMJ é uma que eu comecei a trabalhar ano passado. Silvana e os demais autores, Sandhi Barreto e Leonardo Guerra, compararam dados de custo antes e depois da cirurgia bariátrica, estudando os efeitos de co-morbidades e variáveis de características pessoais.

No segundo semestre de 2011, eu e Silvana fizemos um trabalho no curso de Análise de Dados Longitudinais do prof. Enrico Colosimo do departamento de estatística da UFMG. O trabalho final envolveu trabalhar longitudinalmente o banco de dados de pacientes submetidos à cirurgia Bariátrica. Em Junho desse ano o apresentamos em poster no Congresso Internacional em Tecnologia da Saúde, em inglês Health Technology Assessment international (HTAi). Agora estamos trabalhando em uma versão para a revista Brasileira de Economia da Saúde.

Um comentário:

Anônimo disse...

Os custos da cirurgia depende do plano de saúde de cada pessoa. Eu sei que em unimed bh consigo descontos com o plano que me da a empresa onde trabalho.