Uma grande questão do mundo moderno é saber qual o melhor meio de transporte para cada ocasião.
Não são tantas as variantes que influem nessa decisão: como outputs podemos enumerar:
1. Quilômetros (Km)
2. Pessoas Transportadas
E como inputs podemos ter:
1. Custos
2. Tempo
3. Conforto
Os outputs são muito simples, são bem definidos e consistem em levar o maior número de pessoas do ponto A até B. Isso não mudou com o passar dos séculos, o que mudou (e muito) foi o lado dos inputs. Custos, tempo e conforto mudaram, mas o que não mudou foi a necessidade de uma viagem com menor custo e tempo com o máximo de conforto possível (conforto, aliás, poderia estar nos outputs, mas coloquei nos inputs, pois julgo que está muito atrelado ao tempo de viagem). Com novas questões ecológicas poderiamos incluir como input as emissões de carbono. Viajar um mesmo trajeto com o mínimo de emissões possível é melhor...
Pois bem, existe uma ampla gama de transportes disponíveis e cada qual é mais adequado para determinada ocasião. Nesta próxima sexta vou ter de escolher entre três deles: carro, ônibus ou avião para ir até o Rio de Janeiro. Tenho de trabalhar com minhas restrições de tempo, orçamento e conforto para fazer a escolha.
Decidi então fazer um pequeno DEA - Data Envelopment Analysis levando em conta dois produtos: distância, pessoas/veículo. E dois insumos: custos de combustível e tempo. Não inclui nem conforto nem poluição na conta pois eles são um tanto difíceis de calcular.
A comparação entre multimodais e sua eficiência custo/benefício não é coisa nova, engenheiros de transporte se dedicam muito a ela. No wikipedia achei um interessante artigo que compara os vários meios (está um bocado confuso mas muito interessante). O difícil é que os meios de transporte variam bastante dentro de uma mesma categoria e entre categorias. O combustível é diferente, a potência e rendimento dos motores se altera de acordo com as condições ambiente, o peso é uma variável importante, condições da via, enfim, levar tudo isso em conta é necessário, mas torna o problema bem intrincado, o que não é meu objetivo aqui. Quem quiser tratar o tema com mais tecnicidade pode pegar a idéia e estudar os veículos. Uma sugestão seria trabalhar com uma medida de Trabalho, dessa maneira é possível comparar os diferentes veículos em uma base comum.
Eu decidi compará-los em dois aspectos básicos: velocidade em Km/h e consumo em km/R$*litro. Não é a escolha ideal, já que grandes máquinas a idéia de Km/litro não é a mais precisa e adequada, de todo modo, fiz todas as contas possíveis para aproximar os veículos com que trabalhei sob essa mesma medida.
Os veículos e as características usadas são:
TABELA.1
--------------------------------------------------------------------
VEICULO ssssssssssssss|Cap. max pes| Km/h |Km/litros| Combustível
--------------------------------------------------------------------
1. Motocicleta............ 2 sssssssss60 sssss30 ssssGasolina comum
2. Carro Econômico........ 5 sssssssss80 sssss15 ssssGasolina comum
3. Carro Utilitário....... 5 sssssssss85 sssss12 ssssGasolina comum
4. Van ou microônibus..... 12 ssssssss70 sssss11 ssssDiesel
5. ônibus................. 40 ssssssss70 sssss2.04 ssDiesel
6. Avião Jato............ 180 ssssssss700 ssss0.024 sGasolina Avião
7. Avião Monomotor........ 6 sssssssss200 ssss1.6 sssGasolina Avião
8. Helicóptero............ 5 sssssssss200 ssss0.66 ssGasolina Avião
9. Metrô/Trem............. 900 sssssss55 sssss3.4 sssDiesel
10.Barco.................. 800 sssssss28 sssss0.01 ssDiesel
11.Bicicleta.............. 1 sssssssss15 sssss- sssssEnerg fisiomoto
--------------------------------------------------------------------
Essas velocidades e consumo são de estrada e tânsito livre e no caso de aviões, barcos e trem, não conta o tempo parado no terminal.* O consumo de comustível será comparado em preços e esses foram mantidos fixos para padrões similares aos daqui de Minas Gerais:
Gasolina comum = R$ 2,00/litro.
Diesel = R$ 1,63/litro.
Gasolina de avião = R$ 6,24/litro.
Aqui o que interessa não são tanto os valores nominais do litro de combustíveis mas a relação entre eles. Essa relação oscila mais ou menos de acordo com as intempéries do mercado mas tende a uma proporção relativamente fixa.
O diferencial de exercício de comparação multimodal não é tanto a eficiência de consumo de compustível, pois isso há diversos trabalhos que são infinitamenta mais completos, mas sim uma comparação com o tempo de viagem e com distâncias, separando as perspectivas individual (o transporte que te leva no menor tempo e custo) da perspectiva coletiva (o transporte que leva mais gente ao menor custo-tempo).
As tabelas 2 e 3 resumem os resultados encontrados:
TABELA.2
PERSPECTIVA INDIVIDUAL: do veículo mais eficiente para o menos eficiente de acordo com a distância a ser percorrida.
--------------------------------------------------------------------
.....10 Km.. | ...50 Km... | ...100 Km.. | ...1000 Km. |
--------------------------------------------------------------------
ordem | efic |ordem | efic |ordem | efic |ordem | efic |
1.s ss| 100 s|3. sss| 100 s|1. sss| 100 s|2. sss| 100 s|
2.s ss| 100 s|5. sss| 100 s|2. sss| 100 s|4. sss| 100 s|
3.s ss| 100 s|9. sss| 100 s|3. sss| 100 s|5. sss| 100 s|
11. ss| 100 s|11. ss| 100 s|6. sss| 100 s|6. sss| 100 s|
5. sss| 98 ss|2. sss| 99 ss|4. sss| s94ss|3. sss| 98 ss|
4. sss| 94 ss|1. sss| 94 ss|5. sss| s89ss|9. sss| 96 ss|
9. sss| 84 ss|4. sss| 94 ss|7. sss| s88ss|7. sss| 92 ss|
6. sss| NA ss|10. ss| 80 ss|9. sss| s74ss|10. ss| 76 ss|
7. sss| NA ss|6. sss| NA ss|8. sss| s72ss|8. sss| 67 ss|
8. sss| NA ss|7. sss| NA ss|10. ss| s58ss|1. sss| NA ss|
10. ss| NA ss|8. sss| NA ss|11. ss| sNAss|11. ss| NA ss|
--------------------------------------------------------------------
'NA' são casos em que não se aplica o modal para a distância, custos se tornam proibitivos ou os tempos são demasiado longos.
Por enquanto é isso. Em breve coloco aqui os resultados da perspectiva coletiva, a interpretação assim como uns gráficos legais. ;)
Abraços
* Para distâncias pequenas menores que 100km encare o trem como um metrô.
Não são tantas as variantes que influem nessa decisão: como outputs podemos enumerar:
1. Quilômetros (Km)
2. Pessoas Transportadas
E como inputs podemos ter:
1. Custos
2. Tempo
3. Conforto
Os outputs são muito simples, são bem definidos e consistem em levar o maior número de pessoas do ponto A até B. Isso não mudou com o passar dos séculos, o que mudou (e muito) foi o lado dos inputs. Custos, tempo e conforto mudaram, mas o que não mudou foi a necessidade de uma viagem com menor custo e tempo com o máximo de conforto possível (conforto, aliás, poderia estar nos outputs, mas coloquei nos inputs, pois julgo que está muito atrelado ao tempo de viagem). Com novas questões ecológicas poderiamos incluir como input as emissões de carbono. Viajar um mesmo trajeto com o mínimo de emissões possível é melhor...
Pois bem, existe uma ampla gama de transportes disponíveis e cada qual é mais adequado para determinada ocasião. Nesta próxima sexta vou ter de escolher entre três deles: carro, ônibus ou avião para ir até o Rio de Janeiro. Tenho de trabalhar com minhas restrições de tempo, orçamento e conforto para fazer a escolha.
Decidi então fazer um pequeno DEA - Data Envelopment Analysis levando em conta dois produtos: distância, pessoas/veículo. E dois insumos: custos de combustível e tempo. Não inclui nem conforto nem poluição na conta pois eles são um tanto difíceis de calcular.
A comparação entre multimodais e sua eficiência custo/benefício não é coisa nova, engenheiros de transporte se dedicam muito a ela. No wikipedia achei um interessante artigo que compara os vários meios (está um bocado confuso mas muito interessante). O difícil é que os meios de transporte variam bastante dentro de uma mesma categoria e entre categorias. O combustível é diferente, a potência e rendimento dos motores se altera de acordo com as condições ambiente, o peso é uma variável importante, condições da via, enfim, levar tudo isso em conta é necessário, mas torna o problema bem intrincado, o que não é meu objetivo aqui. Quem quiser tratar o tema com mais tecnicidade pode pegar a idéia e estudar os veículos. Uma sugestão seria trabalhar com uma medida de Trabalho, dessa maneira é possível comparar os diferentes veículos em uma base comum.
Eu decidi compará-los em dois aspectos básicos: velocidade em Km/h e consumo em km/R$*litro. Não é a escolha ideal, já que grandes máquinas a idéia de Km/litro não é a mais precisa e adequada, de todo modo, fiz todas as contas possíveis para aproximar os veículos com que trabalhei sob essa mesma medida.
Os veículos e as características usadas são:
TABELA.1
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VEICULO ssssssssssssss|Cap. max pes| Km/h |Km/litros| Combustível
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1. Motocicleta............ 2 sssssssss60 sssss30 ssssGasolina comum
2. Carro Econômico........ 5 sssssssss80 sssss15 ssssGasolina comum
3. Carro Utilitário....... 5 sssssssss85 sssss12 ssssGasolina comum
4. Van ou microônibus..... 12 ssssssss70 sssss11 ssssDiesel
5. ônibus................. 40 ssssssss70 sssss2.04 ssDiesel
6. Avião Jato............ 180 ssssssss700 ssss0.024 sGasolina Avião
7. Avião Monomotor........ 6 sssssssss200 ssss1.6 sssGasolina Avião
8. Helicóptero............ 5 sssssssss200 ssss0.66 ssGasolina Avião
9. Metrô/Trem............. 900 sssssss55 sssss3.4 sssDiesel
10.Barco.................. 800 sssssss28 sssss0.01 ssDiesel
11.Bicicleta.............. 1 sssssssss15 sssss- sssssEnerg fisiomoto
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Essas velocidades e consumo são de estrada e tânsito livre e no caso de aviões, barcos e trem, não conta o tempo parado no terminal.* O consumo de comustível será comparado em preços e esses foram mantidos fixos para padrões similares aos daqui de Minas Gerais:
Gasolina comum = R$ 2,00/litro.
Diesel = R$ 1,63/litro.
Gasolina de avião = R$ 6,24/litro.
Aqui o que interessa não são tanto os valores nominais do litro de combustíveis mas a relação entre eles. Essa relação oscila mais ou menos de acordo com as intempéries do mercado mas tende a uma proporção relativamente fixa.
O diferencial de exercício de comparação multimodal não é tanto a eficiência de consumo de compustível, pois isso há diversos trabalhos que são infinitamenta mais completos, mas sim uma comparação com o tempo de viagem e com distâncias, separando as perspectivas individual (o transporte que te leva no menor tempo e custo) da perspectiva coletiva (o transporte que leva mais gente ao menor custo-tempo).
As tabelas 2 e 3 resumem os resultados encontrados:
TABELA.2
PERSPECTIVA INDIVIDUAL: do veículo mais eficiente para o menos eficiente de acordo com a distância a ser percorrida.
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.....10 Km.. | ...50 Km... | ...100 Km.. | ...1000 Km. |
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ordem | efic |ordem | efic |ordem | efic |ordem | efic |
1.s ss| 100 s|3. sss| 100 s|1. sss| 100 s|2. sss| 100 s|
2.s ss| 100 s|5. sss| 100 s|2. sss| 100 s|4. sss| 100 s|
3.s ss| 100 s|9. sss| 100 s|3. sss| 100 s|5. sss| 100 s|
11. ss| 100 s|11. ss| 100 s|6. sss| 100 s|6. sss| 100 s|
5. sss| 98 ss|2. sss| 99 ss|4. sss| s94ss|3. sss| 98 ss|
4. sss| 94 ss|1. sss| 94 ss|5. sss| s89ss|9. sss| 96 ss|
9. sss| 84 ss|4. sss| 94 ss|7. sss| s88ss|7. sss| 92 ss|
6. sss| NA ss|10. ss| 80 ss|9. sss| s74ss|10. ss| 76 ss|
7. sss| NA ss|6. sss| NA ss|8. sss| s72ss|8. sss| 67 ss|
8. sss| NA ss|7. sss| NA ss|10. ss| s58ss|1. sss| NA ss|
10. ss| NA ss|8. sss| NA ss|11. ss| sNAss|11. ss| NA ss|
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'NA' são casos em que não se aplica o modal para a distância, custos se tornam proibitivos ou os tempos são demasiado longos.
Por enquanto é isso. Em breve coloco aqui os resultados da perspectiva coletiva, a interpretação assim como uns gráficos legais. ;)
Abraços
* Para distâncias pequenas menores que 100km encare o trem como um metrô.
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