quarta-feira, 17 de junho de 2009

Banco Imobiliário em Sala de Aula

Caros alunos e amigos leitores deste famigerado blog, ontem joguei Banco Imobiliário em sala de aula com alunos da turma de Microeconomia A1 do curso de Ciências Contábeis da UFMG. Já de algum tempo jogo com meus irmãos uma versão alterada do jogo, onde se pode comprar todas as propriedades, inclusive o sorte-revés (que é desbalanceado para dar um pouco de lucro ao comprador). Ao contrário do jogo original, que decide na sorte quem pode ser o comprador, nessa versão alterada cada vez que um jogador cai em um lote é decretado um leilão holandês-fechado, onde qualquer um dos jogadores pode comprar a propriedade pelo segundo maior lance.

Na última terça feira, no dia 16 de maio de 2009, o jogo mencionado foi levado à sala de aula com algumas adaptações. O que poucos sabem, é que por trás do jogo Monopólio há uma longa luta pela quebra de monopólio da Parker Bro. No Brasil, o direito de venda, adaptação e reprodução do jogo era exclusividade da Estrela ®. Recentemente, o jogo é comercializado no Brasil por apenas duas empresas: a Estrela e a Hasbro ®, corporação que hoje detêm propriedade da patente originária de Charles Darrow.

O objetivo do jogo é se tornar o proprietário mais rico e poderoso do tabuleiro, isso é possível porque à medida que os jogadores compram títulos e propriedades, esses títulos e propriedades adquirem cada vez maior poder de mercado. O jogador que cai na propriedade de terceiros fica, cada vez mais, com menos opções de preços baratos. O jogo incentiva o monopólio de quarteirões para agregação de valor de maneira a construir casas e hotéis.

PERGUNTAS:
  1. Explique, pela teoria do Monopólio, porque quando o mercado é formado por apenas um único ofertante o preço do produto será muito maior do que o custo marginal para se produzi-lo, menos consumidores irão comprar, um produto mais caro. É possível medir esse prejuízo para os consumidores, como?
  1. Pela teoria do monopólio vimos que existem condições específicas para que o mercado seja dominado por um único ofertante, em economia essas condições são chamadas de barreiras à entrada. Algumas dessas barreiras à entrada são de ordem econômica, os custos para entrar na atividade são muito elevados o que justificaria a existência de um monopólio, outras vezes, tais barreiras são simples limitações de informação de patentes, ou barreiras legais. Explique como a Estrela ® pôde ser por longos anos a única ofertante do jogo “monopoly ©” e de que forma isso pode prejudicar os consumidores?
  1. O Jogo “Monopoly ©” é de fácil reprodução, qualquer pessoa pode imprimir um tabuleiro e algumas notas fictícias. Em 1974, um professor de economia da universidade de São Francisco na Califórnia, Ralph Anspach (que por acaso era também desenhista), entendeu que o jogo original de “Monopoly ©” não ensinava exatamente os benefícios do livre mercado e passou a adaptar novas regras a um jogo que ele chamou de “Anti-Monopólio”, similar ao “Monopoly ©”, mas com o objetivo inicial de quebrar um monopólio já estabelecido. A detentora da patente do produto moveu uma ação contra Ralph e seu jogo. Identifique Qual o tipo de barreira presentes nesse caso, porque apesar de ser fácil e barato, não é simples entrar no mercado produzindo um novo jogo “monopólio”, ou um novo Banco Imobiliário?
  1. Você consegue identificar situações atuais semelhantes às barreiras criadas acima, cite um caso?
  1. Hoje duas companhias distribuem esse mesmo jogo no Brasil, o que se configura portanto um Oligopólio, onde há mais de um produtor mas não muitos. Cite quais são as vantagens de ter dois concorrentes ao invés de um. Pesquise o preço do Jogo “Banco Imobiliário” e “Monopoly” na internet, quais os preços encontrados. Você tem alguma idéia do porque eles funcionam dessa forma?
  1. Apesar de propiciar barreiras que possibilitam a formação de monopólios e oligopólios as patentes são importantes para o estimulo econômico. Porquê? O jurista norte-americano Lawrence Lessig, criador do conceito Creative Commons (uma variação mais aberta do Copyright ©), argumenta que patentes são ótimas para dar garantias à criação, mas que elas não devem durar para sempre. Tendo por base esses argumentos discuta os prós e contras das patentes.1
  1. Se não houvessem patentes cada um poderia produzir sua própria versão do jogo, com mais concorrência isso seria bem mais barato, mas sem proteção de patentes, ninguém estaria muito disposto a inovar em criar coisas novas. Explique para qual preço convergiria o jogo “Monopoly ©”, caso pequenos produtores pudessem fazer sua própria versão. O próprio caso de venda de Charles Darrow para a Parker Brothers explica um pouco os benefícios de rede e de escala em ter um produtor maior responsável pela produção. Explique as relações entre livre mercado, ganhos de escala e benefícios de rede.
  1. No jogo de sala de aula os preços não estavam fixados. Nessa situação, como na vida real, os jogadores tinham de calcular o valor esperado de uma propriedade com base em uma expectativa de ganhos futuros. Imagine então um título de propriedade daquele jogo chamado de “Praça da Liberdade”, para simplificar, Pç. da Liberdade tem só duas opções: receber $10 Reais de Aluguel se não existir nenhuma construção no lote e $500 Reais de Aluguel caso o proprietário decida comprar hotéis no valor de $225. Em um jogo com seis participantes em 10 turnos e outros 39 títulos de propriedades (“lotes”), qual deveria ser o preço correto a ser lançado em leilão pela Pç. da Liberdade se o jogador decidir por não construir nenhum hotel (Dica1: o valor será baixo)? Qual seria o preço a ser pago caso o comprador decida-se por construir o hotel, para simplificar, suponha que ele pode construir o hotel logo de cara no primeiro turno? (Dica2: lembre-se que apesar de serem seis jogadores, você, proprietário não paga quando para lá, apresente os cálculos)?
  1. Na variação do jogo apresentada em sala de aula, havia ganhos de juros para quem mantinha o dinheiro em Banco (em cash). Se em cada turno o dinheiro rendesse 10%, valeria à pena comprar propriedades? Qual deveria ser o juro para compensar o proprietário de Pç. da Liberdade sem hotel a manter dinheiro em Banco? Qual deveria ser a mesma taxa de juro para compensar quem compra Pç. da Liberdade e põe hotel logo no início do jogo?
  1. Uma das qualidades do leilão holandês, também chamado de Leilão de Vickrey, é incorporar elementos de teoria dos jogos. Na tabela de pay-offs abaixo temos uma versão simplificada do leilão holandês entre dois jogadores. A descrição é a seguinte, cada Jogador pode “Jogar” para falar o valor mais alto e ganhar o leilão ou dizer o preço esperado “Verdadeiro” (V). Ao jogar (J) cada jogador tem expectativa maior de ganhar o lance, mas se o outro jogador estiver também jogando (J), há uma expectativa de perda, pois esse valor muito provavelmente estará muito acima do verdadeiro que se pretende pagar. Caso um dos Jogadores jogue (J) mas o outro fale o valor verdadeiro (V), o que disse (V) perderá com certeza o leilão, ganhando zero, o jogador que ganha possui ganhos positivos, mas esse ganho esperado não é tão alto já que o verdadeiro valor julgado pelo outro pode ser maior que o próprio valor. Quando os dois jogadores dizem a verdade (V), um deles irá ganhar, mas o valor esperado de vários jogos é maior, pois ao não ter nenhum dos jogadores em (J) o preço não inflaciona para além de valores esperados. Identifique o equilíbrio de Nash do jogo abaixo:


    (A questão abaixo vale 5 pontos EXTRA):

    Monte uma matriz para o caso de o Leilão Holandês ser realizado apenas uma vez, onde o jogador 1 tem como valor Verdadeiro 205 e o Jogador 2 possui como valor verdadeiro 200. O preço esperado correto pela propriedade é de fato 210 reais. O valor (J) para o jogador 1 é 1010 e o valor (J) para o jogador 2 é de 1020. Quantos equilíbrios serão possíveis para esse jogo? Lembre se que nenhum dos jogadores sabem os valores internos de (J) e (V) dos outros jogadores e que no leilão holandês o vencedor paga sempre o segundo maior preço.




    1 A Fundação Getúlio Vargas e demais parceiros apóiam a criação do Creative Commons para o Brasil, veja mais sobre isso nessa página aqui.





2 comentários:

Rafael Machado disse...

Como foi possível que duas empresas tivessem acesso e direitos sobre a mesma patente no Brasil? Não teria a estrela, que produz o jogo desde muitos anos sob o título "banco imobiliário" feito isso sem adquirir os devidos direitos, vista a dificuldade até poucas décadas atras das informações e averiguações de patentes poderem circular pelo mundo? Vou pesquisar isso. Por que não é só esse jogo, a Hasbro lançou nos últimos anos diversos títulos da estrela sob título original: risk, clue, etc...

I'm a Rock disse...

Rafael, sua dúvida é pertinente. Sei de amigos que acompanham mais de perto a indústria de jogos de tabuleiro que muitas empresas brasileiras adaptavam jogos para o português e o mercado nacional sem conseguir a licença. Não sei se era o caso da Estrela com o Banco Mobiliário, imagino que não, pois era um jogo muito popular e a visibilidade deixaria a violação patente, mas existem relatos de violação por parte da indústria nacional sim.