Oque é isto?! É um livro texto?! É um blog?! Diálogos de Platão?!
Não, é o novo projeto de McCloskey e companhia.
Na matéria do valor de última sexta-feira houve uma discussão sobre o ensino de economia nas universidades. Já de algum tempo existem críticas de que a economia está perdendo o pé da realidade e se tornando uma matéria autista inatingível para a maioria dos alunos e pouco ou nada relacionada à realidade.
Essa crítica está relacionada ao Manifesto da Economia Autista, em que alunos da França reclamaram do extremo desequilíbrio do curso de economia, com peso demasiado para matérias exatas e deixando para trás a história e o pensamento econômico que são, sem dúvida, importantes para um entendimento melhor e mais completo e amplo do objeto de estudo de que trata a ciência econômica.
A crítica é em alguns pontos válida, tanto que cabe a nós professores de economia sempre tentarmos o diálogo com a realidade e fazer com que os modelos tenham realmente aplicação. De outra parte as críticas não são justas. Basicamente, os modelos e muita parte da economia ganhou não exclusivamente por um feitishismo, mas sim porque servem de fato para compor o raciocínio e elaborar respostas à problemas reais.
Foi com o intuito de aplicar de melhor maneira modelos complexos de forma simples e didática que busquei reformular os cursos de microeconomia A1 e Economia A2 que a mim couberam ministrar nesse semestre que se finda. Creio que em grande parte foi possível mostrar como os modelos estão intrisecamente relacionados à realidade, como eles ajudam a pensar questões novas e não resolvidas.
Infelizmente, em apenas um curso acaba não sobrando tempo para dialogar com a história do pensamento econômico, isso cabe a uma mudança da grade curricular caso esteja realmente faltando. Também nem sempre é possível explorar todas as extensões, de modo que modelos demasiadamente simples acabam se tornando ingênuos demais e parecem não aplicáveis de imediato.
Para isso é preciso um pouco de esforço do aluno. No entanto para nos ajudar McCoskey, Klamer e Ziliak estão com essa proposta de livro internáutico para discutir coisas que outros livros textos não discutem, vale a pena dar uma olhada, parece bacana pois são de economistas importantes na área de estudo em metodologia e retórica da ciência econômica.
McCloskey é um dos principais nomes e estudiosa dos clássicos de Adam Smith e dos becos sem saída da teoria clássica e neoclássica.
Arjo Klamer é o autor de um best-seller em economia: "Conversando com Economistas", um excelente livro onde o autor entrevista autores das mais diversas visões econômicas, é um aprendizado e tanto ler e se sentir ouvindo os caras. Esse livro foi o pontapé inicial para as pesquisas posteriores de Klamer na área da retórica do fazer ciência econômica.
Stephen Ziliak é o único que conheço pouco ainda, consta que sua área de pesquisa são desigualdes sociais de raça e de renda.
Não, é o novo projeto de McCloskey e companhia.
Na matéria do valor de última sexta-feira houve uma discussão sobre o ensino de economia nas universidades. Já de algum tempo existem críticas de que a economia está perdendo o pé da realidade e se tornando uma matéria autista inatingível para a maioria dos alunos e pouco ou nada relacionada à realidade.
Essa crítica está relacionada ao Manifesto da Economia Autista, em que alunos da França reclamaram do extremo desequilíbrio do curso de economia, com peso demasiado para matérias exatas e deixando para trás a história e o pensamento econômico que são, sem dúvida, importantes para um entendimento melhor e mais completo e amplo do objeto de estudo de que trata a ciência econômica.
A crítica é em alguns pontos válida, tanto que cabe a nós professores de economia sempre tentarmos o diálogo com a realidade e fazer com que os modelos tenham realmente aplicação. De outra parte as críticas não são justas. Basicamente, os modelos e muita parte da economia ganhou não exclusivamente por um feitishismo, mas sim porque servem de fato para compor o raciocínio e elaborar respostas à problemas reais.
Foi com o intuito de aplicar de melhor maneira modelos complexos de forma simples e didática que busquei reformular os cursos de microeconomia A1 e Economia A2 que a mim couberam ministrar nesse semestre que se finda. Creio que em grande parte foi possível mostrar como os modelos estão intrisecamente relacionados à realidade, como eles ajudam a pensar questões novas e não resolvidas.
Infelizmente, em apenas um curso acaba não sobrando tempo para dialogar com a história do pensamento econômico, isso cabe a uma mudança da grade curricular caso esteja realmente faltando. Também nem sempre é possível explorar todas as extensões, de modo que modelos demasiadamente simples acabam se tornando ingênuos demais e parecem não aplicáveis de imediato.
Para isso é preciso um pouco de esforço do aluno. No entanto para nos ajudar McCoskey, Klamer e Ziliak estão com essa proposta de livro internáutico para discutir coisas que outros livros textos não discutem, vale a pena dar uma olhada, parece bacana pois são de economistas importantes na área de estudo em metodologia e retórica da ciência econômica.
McCloskey é um dos principais nomes e estudiosa dos clássicos de Adam Smith e dos becos sem saída da teoria clássica e neoclássica.
Arjo Klamer é o autor de um best-seller em economia: "Conversando com Economistas", um excelente livro onde o autor entrevista autores das mais diversas visões econômicas, é um aprendizado e tanto ler e se sentir ouvindo os caras. Esse livro foi o pontapé inicial para as pesquisas posteriores de Klamer na área da retórica do fazer ciência econômica.
Stephen Ziliak é o único que conheço pouco ainda, consta que sua área de pesquisa são desigualdes sociais de raça e de renda.
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