Desde o fim da década de 60, as autoridades de transportes do Japão viam a necessidade da construção de mais um aeroporto para atender as necessidades de Osaka, Hyogo e Wakayama. Em meados dos anos 70, concluíram que tal aeroporto deveria ser construído sobre o mar ("offshore"). Somente em 82 aprovaram e deram início ao projeto. Para a obra faraônica que foi, o aeroporto ficou pronto em um curto período de tempo, em 4 de setembro de 1994 deu-se sua inauguração. O aeroporto comemorou, portanto, 10 anos no mês passado.
Hoje, a ilha aterrada para a construção do aeroporto está afundando 16 cm por ano. Autoridades do aeroporto Kansai dizem que não há motivos para grandes alardes, já que a previsão é de que a ilha se afunde por completo somente daqui a 50 anos. Agora, imagine você o trabalho que foi construir este aeroporto para depois vê-lo afundar no mar.
Acho que os livros-texto de economia nunca encontraram exemplo mais palpável de "sunk costs", Há!
Acho que os livros-texto de economia nunca encontraram exemplo mais palpável de "sunk costs", Há!
Victor Maia
original de: 04/10/2004
original de: 04/10/2004
Nenhum comentário:
Postar um comentário