segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Atualização antes da 38ª Rodada do Brasileirão de 2023

Ontem aconteceram os últimos jogos da 37ª rodada do brasileirão de 2023. O Palmeiras venceu o Fluminense, descortinando as probabilidades um pouco mais. Agora não há chances de Grêmio e Botafogo serem campeões e as chances do Galo caíram bastante e juntamente com as chances do Flamengo, são bem remotas.

Meu modelo dá muito mais chances para Galo e Flamengo do que a divulgação do GE, o que dá indicativo que eles devem estar considerando resultados prévios, aproveitamento e saldo de gols mais proximamente. Essas probabilidades devem estar bem corretos e a chance do Bahia ganhar de 9x0 do Bahia são bem remotas :-)

Flamengo teria de fazer 16 gols no São Paulo, hahaha

De todo modo, como o futebol sempre surpreende, fiz minha simulação com bem pouquinhas adaptações, legal para ver as outras chances, mas as do GE devem estar mais perto da melhor descrição.



A pedidos calculei algumas outras chances interessantes, tais como a chance de libertadores pelo G4. Botafogo possui uma chance de 31% de G4.

 

Cruzeiro e Santos lutam pelo 14º lugar, o que daria uma vaga para a Sulamericana e considerando que o Santos ainda tem chances de rebaixamento (próximo gráfico) e o Cruzeiro já escapou.

Finalmente o grupo do Z4 encurtou um pouco ficando a luta entre Bahia, Vasco e Santos. O GE divulgou a chance de escapar.

Bom, é isso pessoal, quarta-feira, saberemos como a realidade se confirmará. Ano que vem vou tentar me programar para fazer esses cálculos com umas 10 rodadas de antecedência onde ainda muita coisa pode acontecer e essas probabilidades ficam de fato interessantes.

Nenhum comentário: