sexta-feira, 4 de novembro de 2011

E o TRI apareceu na TV!

Não, não estou falando de nenhum tri-campeonato de algum time de futebol ou de algum outro esporte, mas sim do método de Teoria de Resposta ao Item (TRI) que foi ao ar no Jornal Nacional da rede globo para explicar a metodologia para obtenção das notas do ENEM. O caso vem à tona após uma escola de Fortaleza ter tido acesso prévio à 13 questões do exame. Recentemente, uma juíza do Ceará decidiu pela anulação das 13 questões. Não sei qual a melhor das soluções para esse caso, no entanto, tenho tendencia em pensar que seria melhor mesmo a aplicação de nova prova para toda a cidade de Fortaleza, de acordo com o que consta na metodologia do TRI.

O problema do ENEM é que, apesar de ser composto pela metodologia da TRI, ele objetiva sim, comparar os estudantes individualmente, pois vem sendo usado para o vestibular e os alunos têm muito interesse em suas notas. Isso desvirtua os propósitos do método que não é o de comparar o desempenho individual mas sim o desempenho de grupos.

Recentemente, fiz legendas para o vídeo sobre o PISA da OCDE que usa o mesmo método, porém, com pequenas particularidades. Em 2010, falei aqui neste blog dos resultados recentes de 2009 para o Brasil no PISA. O vídeo abaixo é bem instrutivo e explica para o público geral os objetivos dessa comparação internacional de estudantes pelo método do TRI. O vídeo possui 12 minutos, é muito bem ilustrado e instrutivo, espero que gostem.


Os clamores do prof. Tufi Soares para um banco maior de questões é muito importante. Para os especialistas que desejam e se interessam pelas técnicas, os relatórios aprofundados da metodologia são interessantes: relatório e o manual do método.

Curtam! 

Nenhum comentário: