sábado, 2 de dezembro de 2023

E mais uma vez: chances ... Brasileirão pega fogo!

(última atualização: 14:51 03/12/23)*

Queridos amigos leitores que ainda leem este furibundo blog.

Desde 2021 não posto nada. Há umas 5 ou 6 rodadas atrás, muitos (atleticanos, botafoguenses, cruzeirenses, gremistas, etc.) me pediram para ressimular essas chances dos times no brasileirão.

E acreditem, minha vontade de fazer isso veio antes mesmo da vantagem do Botafogo derreter. O que aconteceu um pouco de tempo depois do maldito grupo Porta dos Fundos fazer este vídeo. (Se eu fosse Botafoguense, eu estaria muito P*$# com essa ZIKA, hahahaha).

Enfim, voltando ao realismo dos fatos e dos números, Botafogo ainda tem chance, menores do que as do Galo, mas ainda há a esperança (hora de a torcida botafoguense ensaiar um "Eu acredito!").**

Segundo as simulações que fiz, o Palmeiras tem 61% de chance de ser campeão (precisa de si próprio apenas), o Galo vem em segundo com 24% de chance, Botafogo tem 6,5% de chance. Flamengo, 6% e Grêmio, 2,5% (na verdade, é um pouco menos para o Flamengo e um pouco mais para o Grêmio, mas já arredondei).

Foram feiras 13 mil simulações e o algoritmo (naïve) está, de novo, disponível aqui no Github. Apesar de o algoritmo estar todo lá com readme e comentado, parece que é difícil para muitos usarem da forma como está. Imagino que por conta da entrada dos dados ser um pouquinho trabalhosa e que requer interpretação. Qualquer dia lanço curso sobre isso no meu canal no YouTube (há-há).

Segue aí o gráfico:


Para a turma da degola, calculei as chances de rebaixamento. Seria mais divertido também fazer há mais rodadas atrás. Agora só falta uma vaga para decidir, mas temos que Bahia tem 54% de chance de cair, Vasco, 29%, Santos, 15%, Cruzeiro, 2%. Isso no arredondamento. Sem arredondar tanto, o Corinthians tem 0.12% de chance de cair.

Segue o gráfico do Z4 (deixei os 3 já matematicamente rebaixados):


Uma coisa não há dúvida. Quando vi o Galo perigando ficar fora do G6 (quiçá G12), fiquei desmotivado, esconjurando o Felipão e tudo mais. Minha esperança naquele momento era ver se o Botafogo conseguia mesmo, mas o que parecia meio que inacreditável há umas 10 rodadas atrás, o campeonato entrou em um nível de disputa impressionante (e uma fase em que ninguém parecia querer ganhar a taça). Ficou emocionante, independentemente para qual time você torça.

Isso por si só daria margem para muitos debates, mas fica para outra ocasião.

* Sobre a última edição: observaram-me, acertadamente, que este brasileirão de 2023 pode ser decidido no desempate do saldo de gols. Minhas simulações não consideram saldo de gols, pois isso, apesar de possível de fazer, é uma simulação trabalhosa, para lá de complicada. De todo modo, eu realizei alguns critérios de desempate mais simples. Ainda assim, interprete que o Palmeiras tem um pouco mais de chances devido ao seu bem favorável saldo de gols (30) e o Flamengo e o Grêmio devem ter menos devido ao saldo de gols de 14 e 5, respectivamente. Agora a simulação ainda não é perfeita, mas um pouco mais realista.

** Quando o Galo tava lá em décimo na tabela, eu tava mesmo torcendo para o Bota superar 1995.

Nenhum comentário: