quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Desenho do Programa?!

Uma área importante da Avaliação de Programas é o estudo do Marco Lógico, ou do chamado Desenho do Programa. Isso quer dizer um plano geral para o programa seguir, mas mais do que isso, o desenvolvimento de questões relacionadas, um plano lógico de contenção de quais os insumos necessários e quais os produtos pretencem a sua função-objetivo. Em setembro desse ano participei do II seminário sobre Qualidade do Gasto Público promovido pela Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul. Foi uma excelente oportunidade para falar sobre Marco Lógico. Segue o Slides (No Link há também as demais apresentações, vale a pena conferir).

Essa apresentação só foi possível graças ao bom livro do prof. Michael Bamberger, Jim Rugh, Linda Mabry, o Real World Evaluation. O Bamberger veio à Fundação João Pinheiro em 2008. Além disso, agradeço a Lycia Lima que me passou a dica do livro e por dois slides que usei da aula de Avaliação Social de Projetos do curso de Adminitração Pública da FJP.




E em Junho, tivemos pela Fundação João Pinheiro, FAPEMIG e Banco Mundial, o II Seminário da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação. Lá tive a idéia da charge abaixo, é meio Calvin e Haroldo, minha intenção era colocá-la logo no final da apresentação aí de cima, mas não tive tempo de digitalizar a imagem que ficou lá na sala. Só hoje consegui e com efeito, publico a charge aqui. Uma dica aos interessados na avaliação de programas é filiar-se à Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação, para entrar em contato com pesquisadores do Brasil e internacionais que se dedicam ao tema. A filiação é de graça, basta apenas colocar a intituição a que pertence e aguradar aprovação do moderador. Bons estudos!

Nenhum comentário: