domingo, 11 de março de 2012

Encontro da Blogosfera de Economia em Belo Horizonte

Perdoem-me pois a notícia já é passada, mas acho interessante para o conhecimento geral aqui no blog. Nessa última sexta-feira (9.3.12) aconteceu em Belo Horizonte o II encontro de blogueiros de economia. O primeiro ocorreu em São Paulo.

Não pude ir pois fiquei sabendo na sexta a tarde quando o evento já ocorria, mas de todo modo, é interessante pegar os nomes dos blogs participantes. Alguns dos quais eu ainda não conheço, tal como o The Drunkeynesian, do qual retirei o presente cartaz. A lista completa está também no cartaz e no link do encontro, estou linkando-os aqui no Economia Marginal.

Nota: Ainda é incrível a dominância de blogs macroeconômicos no Brasil. Lembro-me que a certa altura da graduação um professor em tom jocoso comentou que os microeconomistas no Brasil serviam para limpar com esfregão o chão dos departamentos de economia pelo Brasil afora. Tal histórico de importância aos colega macroeconomistas é compreensível, afinal, somos um país que passou por anos de alta inflação e outros apuros com a macroeconomia, consenso mesmo na área (se é que há algum, surgiu apenas em anos recentes da nossa história econômica). Ser microeconomista naquela época era um requinte que poucos podiam se dar ao luxo, a realidade parecia estar bem longe da microeconomia. Mas é claro que os macroeconomistas sabem de micro, alguns deles mais do que os arrogados microeconomistas, outro fator que ocorre é que a ciência antigamente costumava ser mais generalista também. Tenho colegas que até hoje torcem o nariz para quem diz saber só de uma dessas áreas (e olha que nem falei dos econometristas).

Nenhum comentário: