quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

The Frederick Mosteller's Subway Problem

Caros, pequeno post para informar que atualizei o algoritmo de Gale-Shapley que foi mencionado no post "problemas matemáticos interessantes", agora está funcionando perfeitamente para men proposing and women proposing (antes funcionava só até matrizes 6x6), testei até uma matriz 100x100. Está lá no R-Nabble. Também para não perder a oportunidade, segue um outro problema de metrô (uma vez considerei um problema de outra natureza aqui no blog) do livro "Fifty Challenging Problems in Probability" do Frederick Mosteller:

"Marvin sai do serviço em horários aleatórios entre 3 e 5 da tarde. Sua mãe mora no subúrbio e sua namorada no centro. Ele pega o primeiro metrô que aparece em qualquer direção e janta na companhia da pessoa que está na primeira direção do metrô que lhe aparece. Sua mãe reclama que ele nunca vai jantar com ela, mas ele diz que ela tem chance de 50-50. Ele jantou com sua mãe apenas duas vezes durante os últimos 20 dias de trabalho. Explique."

Quem estiver disposto a considerá-lo pensem aí, em breve posto a resposta. Como não podia deixar de ser esse problema lembra Titãs.

Nenhum comentário: