domingo, 8 de março de 2015

O Caminhão dos Economistas


A eficiência é um dos conceitos econômicos mais importantes, para mim ela é definidora da diferença que os economistas podem fazer na sociedade e por isso a frase "A eficiência é a nossa Diferença" não ficaria mal nos portões de uma faculdade de economia. Em termos gerais, eficiência é fazer mais com menos, ou alcançar um objetivo específico empregando-se o mínimo de recursos possíveis. Em termos específicos da economia, eficiência quer dizer que alocação de bens ocorre entre: 1) aqueles que mais desejam pagar e é 2) ofertada e distribuída por aqueles que podem produzi-la a um menor custo.

É claro que no dia a dia encontramos várias situações de ineficiência, seja ela no mercado, ou em situações em que o mercado nem existe para alguns bens ou serviços. Em situações em que não há mercado é mais provável que as ineficiências ocorram, mas elas ocorrem mesmo em firmas inseridas no mercado e que operam visando lucros.

Na minha modesta visão, cabe a nós economistas identificarmos as situações de ineficiência econômica (e em alguns casos também de ineficiência técnica). Se tudo fosse eficiente o tempo todo a razão social do economista perderia bastante de seu sentido. Reconhecer ineficiências é, na maior parte dos casos, tarefa complicada, envolve, medir comparar e buscar alternativas, conhecer técnicas de produção e técnicas de alocações alternativas, bem como estudar o comportamento dos agentes. 

Identificada uma ineficiência o economista deve trabalhar para saná-la, tentando propor um esquema de aceitação geral e que alinhe os incentivos para um benefício comum.

Enfim, é por essas e outras que sempre tive vontade de tirar uma foto desse magnífico caminhão e a sua frase sobre a eficiência!

Um comentário:

I'm a Rock disse...

Disseram-me que o motorista se chama Vilfredo Pareto!