quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Imagine

John Lennon era um cara e tanto, está sem dúvida entre as 20 personalidades mais influentes do século XX e continua vivo para todos aqueles que apreciam sua música e seu pensamento. Apesar de se dizer comunista, ninguém esteve tão longe em vida dos ideais comunistas quanto o músico que começou de uma vida difícil e pobre, fez fortuna e propagou suas ideias por meio de um descumunal talento, esforço, dedicação e senso para o sucesso e foi assassinado por um lunático aficionado por sua personalidade inquieta. Mas Lennon está para o comunismo assim como a Terra está para a GRB-090423, a estrela mais distante do universo conhecida até agora.

A máxima disso está evidenciada na letra de Imagine de 1971. Costumo a interpretar que a letra de "Imagine" é um sonho libertário possível pelo capitalismo e não um sonho comunista possível pelo socialismo, mesmo tendo Lennon afirmado que a música é anti-capitalista.

Ouçamos:

John Lennon
Imagine there's no heaven
It's easy if you try
No hell below us
Above us only sky
Imagine all the people
Living for today
Imagine there's no countries
It isn't hard to do
Nothing to kill or die for
And no religion too
Imagine all the people
Living life in peace
You may say
I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope some day
You'll join us
And the world will be as one
Imagine no possessions
I wonder if you can
No need for greed or hunger
A brotherhood of man
Imagine all the people
Sharing all the world
You may say,
I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope some day
You'll join us
And the world will live as one
Vejamos então trecho por trecho:

"Imagine there's no heaven, It's easy if you try, No hell below us, Above us only sky..."

- No mundo de Lennon não há céu nem inferno, na verdade, ao longo da letra veremos que ele prega o céu na Terra, ou seja, um mundo de convivência harmônica e pacífica com abundância material, "acima de nós apenas o céu", a natureza é o limite, esse é o sonho libertário também.

"... Imagine all the people Living for today".

- "Carpe diem", um princípio hedonista! Em verdade isso que o Lennon tá dizendo é muito usado por pessoas que querem na verdade criticar o capitalismo, as pessoas viverem só pelo hoje, mas viver pelo hoje é a lógica correta em um mundo que tenha alcançado a abundância material.

"Imagine there's no countries, It isn't hard to do, Nothing to kill or die for..."

- Um mundo sem fronteiras é o paradigma final de uma plena globalização. Um mundo de pleno comércio requer que sejam baixadas aduanas e que a convivência seja pacífica. É isso que os libertários mais apregoam. Um mundo com livre mobilidade de pessoas, você pode ir da Inglaterra à Índia quando quiser e será bem vindo... Apesar de alguns lucrarem com guerras, no longo prazo, elas só atrapalham o livre comércio. Há uma relação clara entre paz e prosperidade.

"... And no religion too, Imagine all the people, Living life in peace"

- Não há religião. Esse é um efeito do secularismo efeito do progresso material. No secularismo a liberdade de religião é plenamente permitida, inclusive a liberdade de não religião. O comércio justo não vê cor, ideologia, comportamento, crença ou religião, é liberdade. E com um motivo a menos para as pessoas brigarem a vida se torna mais pacífica.

"You may say, I'm a dreamer, But I'm not the only one, I hope some day, You'll join us, And the world will be as one."

- Nós libertários somos sonhadores, mas não estamos sós, junte-se a nós e o sonho de um mundo mais próspero, justo, livre e unificado será cada vez mais real.

"Imagine no possessions, I wonder if you can, No need for greed or hunger, A brotherhood of man, Imagine all the people, Sharing all the world"

- Um mundo sem posses! Esse é um ponto sensível para a interpretação libertária de Imagine. Comecemos pelo 'Sharing all the World': em um mundo com progresso material capitalista (que não descarta a propriedade) as pessoas chegarão a esse resultado. Imagine que todas as posses tenham suas contrapartidas em ações, títulos e serviços.

O resultado final aqui é mais ou menos um mundo onde todas as propriedades são de empresas e as pessoas pagam aluguéis e serviços sobre tudo o que utilizam. O indivíduo não teria mais posse de nada, mas ao mesmo tempo seria dono de tudo, pois cada pessoa seria acionista de várias empresas, isso é possível com a evolução material trazendo mais riqueza para todos. O resultado final desse mundo em que todo o patrimônio líquido fica a cargo de entidades como empresas que possuem milhares de acionistas (que são todos da população) é que todas as pessoas teriam ações desde o mais pobre até o mais rico (na verdade nem faria muito sentido pensar assim, pois nessa riqueza e liberdade a diferença entre ricos e pobres não seria tão grande). Então, nesse mundo , as pessoas escolheriam as empresas sobre as quais participar de acordo com suas livres preferências individuais, e independente do que ela escolha, ela sempre teria um aporte de recursos advindos de pessoas como ela com composições ligeiramente diferente sobre as empresas sobre as quais é dono.

Isso é um mundo com todas e nenhumas das posses! Todos partilhando a riqueza de acordo com suas preferências.

E novamente o bordão: "You may say, I'm a dreamer, But I'm not the only one, I hope some day You'll join us, And the world will live as one..."

É possível, vamos lá, estude mais economia, veja as inúmeras evidencias onde um comércio livre traz mais liberdade econômica e pessoal, lute pela concorrência leal e justa, pela posse e propriedade de empresas por acionistas minoritários, pela diminuição de aduanas, pelo livre e acessível movimento de pessoas e formação humana...

E para quem me disser que Lennon está revirando no túmulo eu retruco que ele não acreditava em vida após a morte (Lennon está vivo apenas na cabeça de quem ainda vive).

Nenhum comentário: