quinta-feira, 24 de junho de 2010

Mini-Curso de Marco Lógico da II Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação

Semana passada realizou-se em Fortaleza, CE no centro de Treinamento do Banco do Nordeste, o II Seminário da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação. O seminário contou com apoio de várias instituições e com a participação de novos palestrantes que avaliaram as experiências de monitoramento em avaliação em várias instituições, públicas federais, estaduais e privadas. É importante que a cultura da avaliação e monitoramento esteja tomando corpo no Brasil e a nossa rede de M&A venha se fortalecendo cada vez mais.

Neste seminário, fui convidado pelo João Pedro Azevedo do Banco Mundial para ministrar um pequeno curso de marco-lógico. Apesar de não ser muito grande esse curso foi um desafio, o Marco-Logico de programas tem sido relegado a segundo plano dentro de diversas políticas existentes. Em parte isso se deve a pouca divulgação e conceituação do que vem a ser marco lógico. Há vasta literatura sobre marco-lógico e desenho porém grande parte dos textos concentra seu enfoque na área de pesquisas e avaliações, pouco há sobre a aplicação real disso nos programas.

Para construção do curso tive de adaptar o marco-logico que encontramos geralmente direcionados à pesquisa e fazê-los de uso prático na elaboração de programas. Foram de fundamental ajuda o livro "Real World Evaluation" do Bamberguer, Rugh e Mabry, o livro da Joy Frechtling , do James Davis e o já famoso handbook da Judy Baker. (as referências estão na aula 04). Ainda assim, se minha interpretação de algum ponto estiver equivocada ou para qualquer dúvida, esclarecimento e sugestões, todos serão muito bem vindos.

Felizmente no momento atual tem se percebido o quão importante é esse tópico para a confecção de programas que atuem bem e corretamente, além da importância de um marco lógico bem estruturado para a própria avaliação se os programas estão funcionando de acordo com os objetivos inicialmente previstos. O centro de Redução da Pobreza e Gerenciamento Econômico do Banco Mundial está lançando uma nova série de publicações "Nuts and Bolts" sobre o que está por dentro da implementação dos programas, envolvento M&A e sesign e Marco-Lógico.

Nesse mini-curso pude contar com essencial ajuda da Lycia Lima e do Pedro Olinto, ambos do Banco Mundial. Abaixo seguem a pequena ementa do curso e os quatro power-points.

Descrição: Esse mini-curso objetiva a conceituar Marco Lógico (ML) como uma ferramenta necessária para uma boa avaliação de programas. Para isso será observado como o ML está inserido no planejamento estratégico de longo prazo e quais são as cinco precondições para existência de um programa, assim como os obstáculos e restrições impostas à avaliação. Uso de definições claras e demarcadas para os objetivos e métodos do programa, avaliação da literatura pertinente e do ambiente institucional. Etapas de Desenho, montagem e elaboração do ML para um programa social. O Framework recursivo: como avaliações anteriores, o monitoramento e o feedback dos agentes, podem ajudar na recuperação do ML. Aplicações práticas dos modelos de ML.









Thats All, Folks, Thanks!

Um comentário:

Unknown disse...

Oi Victor, obrigada pelo link, vou passar adiante. abs, Gabriele.