De acordo com a
teoria da Paridade do Poder de Compra (PPC), o preço de mercadorias transacionáveis
com o restante do mundo, a uma mesma cotação, deveria custar o mesmo preço. Os
teóricos defendem que isso ocorreria por conta dos países onde o preço é mais
caro terem incentivos a importar dos países de onde o preço é mais barato, e
vice versa. Curiosamente, tendo por base preços de commodities, isso parece bem ser verdade.
Entretanto, para
os outros bens, muitas vezes têm-se a impressão de que o câmbio está valorizado
demais (sobrevalorizado) ou desvalorizado demais (subvalorizado). A sobrevalorização
prejudica exportadores e facilita importar de outros países. A subvalorização
auxilia as exportações e vendas do comércio externo, mas prejudica os preços
importados.
Como o
julgamento sobre o câmbio estar sobrevalorizado ou subvalorizado depende de um
referencial, a revista The Economist adotou
o hambúrguer Big-Mac do Mc Donald’s ® como uma mercadoria de referência. Esse
índice tira por base a grande presença mundial da cadeia de restaurantes fast-food e a forte padronização de suas
franquias que, em tese, devem vender o mesmo hambúrguer no Brasil ou em
qualquer outro lugar do mundo.
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